
Direitos Humanos - Atividade "Escada de Direitos"
Escada de Direitos
Incidente:
Numa aula o aluno A mexe no estojo do aluno B e usa, sempre que não tem, objetos contidos nesse estojo sem que o aluno B o desautorize. Vários alunos, durante a aula, tomam conhecimento do que está a acontecer e não vislumbram qualquer anormalidade dado a cumplicidade que existe entre todos. Na aula a seguir, o aluno B dá pela falta de cinco euros, os quais, na versão dele, estariam no estojo. Automaticamente o aluno B e todos os restantes passaram da, legítima, suspeita para acusações infundadas ainda que aparentemente parecessem óbvias. Não será difícil de imaginar os sentimentos de constrangimento vividos pelo aluno A perante tais acusações e difamações contra a sua dignidade por parte dos seus colegas. Como também não será difícil compreender os sentimentos de traição, revolta e angústia, vividos pelo aluno B.
Tendo o professor de E.M.R.C. sido confrontado com tal acontecimento talvez não fosse incorreto mas pertinente seguir o seguinte percurso.
Tema
- Direitos Humanos
Conteúdos
- Ser dotado de direitos e de deveres:
- Declaração Universal dos Direitos do Homem
- Mandamentos da Lei de Deus
Aprendizagens essenciais
O aluno deve ficar capaz de:
- Encorajar os alunos a lerem os Artigos e a aprender sobre os direitos constantes na Declaração Universal;
- Identificar o direito que se relaciona com o acontecimento vivido pelos alunos;
- Perceber o significado de dignidade e as consequências da falta de respeito pela dignidade dos outros.
- Relacionar e identificar com qual dos Mandamentos da lei de Deus se relacionam quer o acontecimento quer o artigo da D.U.D.H;
- Colocar-se no lugar do outro;
- Assumir os direitos fundamentais da pessoa e da criança.
Abordarei este tema e estes conteúdos do seguinte modo.
Recurso pedagógico
Escada de Direitos
Preparação:
Uma cópia do alfabeto da DUDH para cada grupo, trabalhando em cada uma das escadas individuais. Alfabeto dos Direitos
Uma cópia da folha de resumo da DUDH. Declaração Universal dos Direitos do Homem (resumo)
Uma cópia da folha com a escada numerada trabalhando cada grupo numa escada diferente. Escada de Direitos
Procedimento:
Pedir aos alunos para olharem para os números da escada.
Utilizando a folha de resumo, encontrar e ler o artigo correspondente ao número da escada.
Na folha de alfabeto encontre a palavra, que na opinião do grupo, melhor se adequa ao artigo que acabou de ler.
Tirar a primeira letra do alfabeto e escreve-a ao lado do número na escada
As letras ao lado da escada formarão uma palavra relativa ao trabalho.