Transfiguração

"O mundo do texto interceta o mundo real, mas para o configurar de novo, isto é, para o transfigurar" - Transfigura quem lê e quem escreve, transfigura o mundo porque nos abre para um mundo novo ainda que utópico, mas a utopia faz-se com as próprias mãos.

Da utopia à realidade

Pode um único professor ensinar diferencialmente tantos alunos?

«Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, (...) Eles não sabem, nem sonham que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.» (António Gedeão)

Ninguém pode mudar o mundo, chegar a todos, senão começar por si. E ao professor, mais ainda ao professor de E.M.R.C.,  cabe mudar de paradigma. Isto é, abandonar a «comodidade das ideias pronto a vestir, das simplificações, das grotescas representações deturpadas da realidade. As ideias vivas tornam-se incómodas. As interrogações rareiam. As certezas invadem tudo» . É chegado o tempo de agitar estas águas. A sua prática pedagógica deverá assentar na reflexão e na construção e não na cristalização. «Não é nos saberes constituídos que o processo educativo se vai enraizar, mas na fonte constituinte de todo e qualquer saber, que é o núcleo central da pessoa humana, o próprio leme do poder criador do homem».

O ensino é centrado nos alunos e estes são diferentes. E são tantos mundos num só mundo, a sala de aula. Para tal, o professor pode beneficiar de conhecimentos de cunho académico mas requer claramente outros recursos. Necessita da capacidade de apreensão intuitiva das situações, de improvisação de respostas rápidas e não rotineiras, da identificação de estratégias de acção para situações não habituais. O conhecimento profissional resulta de um acumular de experiência num domínio bem definido e é validado pela capacidade de resposta que o profissional e a sua comunidade lhe reconhece a problemas que surgem no dia-a-dia. O que está em causa é o fazer fazendo, o buscar constantemente o aperfeiçoamento, o não baixar os braços em nome da força das inércias...

Parece possível mas não é impossível 

O trabalho será árduo... caminhemos, pois o caminho faz-se caminhando...

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